24.5 C
Brasília
segunda-feira, 20/10/2025

Petro chama embaixador nos EUA após desentendimento com Trump

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
4.6kmh
75 %
seg
23 °
ter
19 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
29 °

Em Brasília

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chamou na segunda-feira (20/10) o embaixador do país nos Estados Unidos, Daniel García-Peña, para consultas devido ao aumento da tensão com o líder norte-americano, Donald Trump. Essa ação diplomática aconteceu depois de Trump ter chamado Petro de “chefe do tráfico de drogas ilegal”.

“A Ministra das Relações Exteriores, Rosa Yolanda Villavicencio Mapy, informa que Daniel García-Peña, Embaixador da Colômbia nos Estados Unidos foi convocado pelo Presidente Gustavo Petro Urrego e já está em Bogotá“, comunicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

A troca de acusações entre os líderes começou no domingo (19/10), quando Trump anunciou que irá cortar financiamento e subsídios para a Colômbia após Petro acusar o governo norte-americano de “atos letais” em ataques navais nas águas internacionais do Caribe.

Petro se referiu às operações das forças armadas dos Estados Unidos próximas à costa da Venezuela, que resultaram na destruição de barcos e na morte de até 27 pessoas. O governo de Trump afirma que as ações visam combater o narcotráfico.

Petro compartilhou várias mensagens na rede social X criticando o lançamento de mísseis norte-americanos contra barcos no Caribe, alegando que as ações causaram a morte de pescadores colombianos.

Em resposta, Trump chamou Petro de “líder do tráfico” e o acusou de promover fortemente a produção em massa de drogas na Colômbia. Segundo Trump, “pagamentos ou qualquer tipo de ajuda financeira não serão mais concedidos à Colômbia“.

O presidente colombiano expressou que considera Trump áspero e desrespeitoso com a Colômbia.

Veja Também