Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas divulgado na segunda-feira (25/8) revelou que 53,6% dos brasileiros desaprovam a administração de Lula, enquanto 42,9% aprovam o seu governo. Apesar do índice negativo ainda ser a maioria, houve uma melhora significativa em comparação com pesquisa anterior feita em junho. A pesquisa ocorreu entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025 e foi baseada em entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Dentre os entrevistados, 44,6% tem uma percepção desfavorável da gestão: 9,3% a classificam como ruim e 35,3% como péssima. Por outro lado, 29,6% avaliam positivamente, com 11,7% considerando ótima e 17,9% boa.
Este é o melhor índice de avaliação da administração desde novembro de 2024, última vez em que a porcentagem de avaliação ótima ultrapassou os 11%. Em comparação a junho, a desaprovação caiu de 56,7% para 53,6%, enquanto o índice de aprovação subiu de 39,8% para 42,9%.
A pesquisa também revelou que 63,6% daqueles que desaprovam Lula participaram de cultos evangélicos nos dez dias anteriores à entrevistas. Por regiões, o Nordeste apresenta a maior taxa de apoio, com 54,4%, ao passo que o Sul lidera em rejeição, com 61,6%.