A maioria dos brasileiros não apoia a concessão de anistia aos acusados pelos acontecimentos do dia 8 de janeiro. Essa conclusão foi obtida na pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada recentemente.
Segundo os dados, 55% dos entrevistados se manifestaram contra a anistia, enquanto 35% foram a favor. Essa é a quarta vez que o tema é pesquisado, mostrando estabilidade nos resultados comparados à última sondagem realizada em abril, quando 56% eram contrários e 37% favoráveis.
Quando comparado o estudo atual ao primeiro levantamento feito em março de 2024, observa-se uma queda na resistência à anistia: naquela ocasião, 63% eram contra e 31% a favor.
A amostra da pesquisa foi coletada entre os dias 29 e 30 de julho, ouvindo 2.004 pessoas, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O apoio à anistia tem sido reforçado pela família Bolsonaro, especialmente porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga uma possível tentativa de golpe para anular as eleições de 2022. A concessão da anistia beneficiaria Bolsonaro, protegendo-o de uma eventual condenação.