Para 89% dos brasileiros, a alta nas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil pode prejudicar a economia do país, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em 31 de julho.
O presidente Trump estabeleceu um imposto de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelos norte-americanos. Quando questionados sobre o impacto dessa medida na economia do Brasil, 66% dos entrevistados responderam que será um prejuízo grande, e 23% avaliaram que será um prejuízo moderado, totalizando 89% que percebem um impacto negativo.
Além disso, 7% acreditam que a tarifa não trará efeitos negativos, e 4% não souberam opinar. A pesquisa também analisou a percepção entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde 92% apontaram um impacto negativo. Entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esse índice foi de 87%.
Ao perguntarem sobre o impacto pessoal do aumento das tarifas, 43% disseram que será muito prejudicial, e 34%, um pouco prejudicial — totalizando 77%. Por outro lado, 19% afirmaram que não sofrerão impacto e 4% não souberam responder.