Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha neste sábado (16/8) indica que 35% dos entrevistados consideram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável pelo tarifaço. Outros 22% apontam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como culpado, enquanto 17% atribuem a responsabilidade ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também é citado como possível responsável pelas tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos, com 15%. Cerca de 3% dos entrevistados não associam o problema a nenhuma dessas figuras, 1% responsabilizam todos, e 7% não souberam responder.
A amostra da pesquisa Datafolha contou com 2.002 participantes de 113 municípios brasileiros nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O Brasil foi submetido a uma taxação adicional de 40% no começo do mês, que, somada a uma taxa de 10% aplicada em abril deste ano, totaliza 50% sobre o valor dos produtos nacionais exportados para os Estados Unidos.
Nos anúncios iniciais da taxa suplementar, o então presidente Donald Trump associou essa medida a supostas violações de direitos fundamentais, apontando a atuação do ministro Alexandre de Moraes como justificativa.
O ministro da Suprema Corte abriu um inquérito para investigar a participação do deputado federal Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, relacionada à imposição das sanções contra autoridades brasileiras.