O peso argentino perdeu valor nesta sexta-feira (17) logo no início das negociações no mercado de câmbio, apesar do anúncio do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, sobre a compra de pesos para apoiar financeiramente o governo de Javier Milei.
Na quinta-feira, a moeda argentina havia fechado a 1.430 pesos por dólar, mas após o comunicado, o dólar subiu para 1.465 pesos, mostrando grande instabilidade a poucos dias das eleições legislativas marcadas para 26 de outubro. Isso acontece enquanto o governo de Milei negocia um pacote bilionário de ajuda com os Estados Unidos.
Bessent anunciou no X que o Tesouro americano adquiriu pesos no “blue chip swap” e também no mercado à vista, embora não tenha divulgado o valor exato dessas operações.
Ele ainda destacou que o Tesouro mantém contato próximo com a equipe econômica argentina.
O “blue chip swap” é uma operação que permite a compra de ativos estrangeiros geralmente desvalorizados para depois vendê-los no mercado local por um preço maior, gerando lucro.
Mesmo com essas ações, a pressão especulativa contra o peso continua devido à dúvida sobre uma possível desvalorização após as eleições legislativas, nas quais o governo de Milei tenta aumentar sua representação no Congresso, onde não tem maioria nas duas Câmaras.
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, que está em Washington para as negociações, descartou a possibilidade de desvalorização em uma mensagem gravada para um fórum empresarial em Buenos Aires na quinta-feira.
A administração do ex-presidente Trump deixou claro seu compromisso em apoiar o governo aliado de Milei, oferecendo até 40 bilhões de dólares em fundos públicos e privados para ajudar a enfrentar as dificuldades nos mercados.
AFP
