25.5 C
Brasília
sábado, 11/10/2025

Peru destitui presidente por incapacidade moral

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
27.6 °
25.5 °
37 %
4.1kmh
0 %
sáb
32 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
32 °

Em Brasília

Em uma votação rápida, o Congresso do Peru destituiu a presidente Dina Boluarte devido a uma suposta “incapacidade moral permanente”. A decisão aconteceu em meio a uma grave crise de violência no país. A saída de Dina Boluarte foi decidida com o voto de 118 parlamentares.

Na ausência de um vice-presidente, José Jerí, presidente do Legislativo, assumiu o cargo de chefe de Estado. Ele permanecerá na presidência até julho de 2026.

Após a destituição, o Ministério Público do Peru solicitou à Justiça que impeça Dina Boluarte de deixar o país enquanto durar a investigação.

Em suas primeiras declarações depois de ter sido afastada, Dina Boluarte rejeitou a possibilidade de solicitar asilo e negou as acusações contra ela: lavagem de dinheiro e uso inadequado do cargo público.

“Deixar o país não é nem de longe um pensamento ou sentimento patriótico para mim. Após passar sete anos no exterior, retornei ao meu país natal para servir ao Peru. Estou em paz comigo mesma”, afirmou Dina Boluarte.

Nos últimos nove anos, o Peru teve sete presidentes. Destes, três foram removidos pelo Congresso, dois renunciaram e um completou um mandato interino. O atual presidente é José Jerí.

Veja Também