Elena McCarthy, personal trainer e nutricionista da Áustria, revelou em uma publicação no Instagram, que já teve mais de 100 mil visualizações, que foi filmada sem seu consentimento em um momento delicado enquanto gravava um tutorial de exercícios em uma academia.
O vídeo divulgado pela própria Elena McCarthy no dia 26 de dezembro mostra um homem escondido atrás de uma porta de vidro, usando seu celular para filmá-la enquanto ela se exercita.
Na legenda, a personal comentou: “Nem todos os homens… mas sempre um homem,” e já respondeu aos críticos que poderiam julgar suas roupas no vídeo, dizendo: “Se seu primeiro instinto é criticar minha roupa em vez de condenar a pessoa que está filmando, você é o problema.”
Elena destacou a importância do respeito, dizendo que filmar mulheres sem autorização durante seus treinos não é apenas assustador, mas representa uma invasão à segurança que todas merecem neste ambiente.
Ela ressaltou que criticar o que ela veste para justificar o ato de filmar sem permissão é uma tentativa de desculpar comportamentos predatórios e silenciar mulheres. Elena McCarthy afirma que suas roupas não dão direito a sua imagem e que o caráter das pessoas é refletido na forma como tratam os outros, não pelas roupas usadas para se exercitar.
A mensagem final da personal enfatiza a necessidade de respeitar os atletas, as pessoas e o consentimento, com a hashtag #consentimentoimporta.
