A Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta que consumir alimentos após a data de validade pode trazer sérios riscos à saúde. Esses riscos vão além de simples desconfortos, podendo causar desidratação grave, falência de órgãos e até a morte.
Analda Lima, gerente substituta de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), explica que a data de validade é definida pelo fabricante após muitos testes e garante a segurança do alimento. Portanto, consumir produtos vencidos, mesmo que por poucos dias, não é seguro.
Onde está o perigo
O principal problema dos alimentos vencidos é o crescimento rápido de micro-organismos e a alteração química do alimento. Após o prazo de validade, as condições favorecem bactérias como Salmonella, E. coli, Staphylococcus, além de fungos e toxinas.
Além disso, alimentos fora do prazo podem produzir substâncias químicas que aumentam a toxicidade e os riscos para a saúde. A reação do corpo a essas toxinas pode resultar rapidamente em desidratação, especialmente em crianças e idosos.
A perda intensa de líquidos por diarreia e vômitos pode gerar uma situação que precisa de atendimento médico urgente e internação. Em casos graves, as toxinas e micro-organismos podem danificar rins e fígado, levando à insuficiência desses órgãos, conforme explica Analda Lima.
Também é importante atentar ao armazenamento dos alimentos. Produtos como laticínios estragam se não forem mantidos na refrigeração adequada, mesmo dentro do prazo de validade. Pães expostos à umidade criam condições para o desenvolvimento de micro-organismos.
Estudos mostram que a ingestão de alimentos deteriorados pode aumentar o risco de doenças crônicas, como câncer, gastrite e úlcera. Ao perceber sintomas de intoxicação alimentar, é fundamental procurar atendimento médico rapidamente.
*Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde (SES-DF)
