13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Perigo de misturar água sanitária com outros produtos, alerta Saúde

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Ministério da Saúde emitiu um alerta importante nesta segunda-feira (14/7) sobre os perigos do uso excessivo e misturas da água sanitária. Essa recomendação surge após a morte de um homem de 31 anos em Minas Gerais e uma mulher de 63 anos em Goiás, ambos faleceram após realizar a limpeza de banheiros utilizando esse produto.

A nota oficial explica que a combinação da água sanitária com água quente ou outros produtos de limpeza pode causar sérios danos à saúde. O órgão destaca que muitas pessoas acreditam estar reforçando a limpeza, porém, a mistura da água sanitária com outros produtos ou água quente pode liberar vapores tóxicos extremamente perigosos.

O principal componente da água sanitária, hipoclorito de sódio, reage com ácidos como vinagre, e outros produtos desinfetantes, limpa-pisos ou amoníacos, liberando gases tóxicos. Mesmo sem misturar com outros produtos, o risco permanece quando não há ventilação adequada no ambiente.

Quando esses gases se acumulam, podem ser inalados facilmente durante a limpeza, causando intoxicações rápidas e silenciosas, que dificultam a identificação dos sintomas iniciais, podendo levar a complicações graves ou até a morte.

Sintomas comuns de intoxicação por água sanitária:

  • Tontura
  • Náusea
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta

A água sanitária atua como oxidante, liberando átomos de oxigênio que atacam as moléculas dos microrganismos.

Como usar água sanitária com segurança?

É fundamental diluir a água sanitária antes do uso e nunca misturá-la com vinagre, desinfetantes ou outros químicos. Além disso, é necessário garantir boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas durante a limpeza.

O processo de limpeza deve ser rápido e realizado com equipamentos de proteção adequados: luvas de borracha, óculos, avental impermeável e máscara, mesmo que não sejam comuns, são vitais para evitar queimaduras e a inalação de gases prejudiciais.

Leia atentamente as instruções do rótulo do produto e siga as recomendações do fabricante para evitar riscos.

Veja Também