28.5 C
Brasília
sábado, 22/02/2025

Pentágono monitora suposto balão espião chinês sobre os EUA

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.4 °
28.5 °
45 %
5.1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

O Pentágono anunciou nesta quinta-feira (2) que está monitorando o suposto balão espião da China, que está voando sobre o território dos Estados Unidos.

© AP Photo / Susan Walsh
Oficiais da Defesa dos EUA disseram que o balão foi observado por alguns dias desde que entrou no espaço aéreo norte-americano, voando em grande altitude.
Ele foi monitorado por vários métodos, incluindo aeronaves tripuladas, e mais recentemente foi rastreado cruzando o estado de Montana.
A pedido do presidente do país, Joe Biden, o Pentágono considerou destruir o balão, mas a decisão foi tomada por não fazê-lo por causa dos riscos potenciais.
O incidente ocorre quando o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, é esperado na China para uma visita oficial.
“O balão está atualmente viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa nenhuma ameaça militar ou física para aqueles que estão no solo”, disse o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder.
“Estamos convencidos de que este balão de vigilância de alta altitude pertence à China”, disse ele.
O funcionário acrescentou que os EUA estão em contato com o governo chinês sobre o assunto, tanto por meio da Embaixada da China em Washington, quanto pela missão diplomática dos EUA na China.

Veja Também