O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), comemorou nesta quinta-feira (28/8) a desistência das bancadas do MDB e do PL em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem.
“Essa é uma vitória significativa para o povo brasileiro: a união entre aqueles que defendem a impunidade e quem conspirou contra a democracia foi vencida”, afirmou Lindbergh no X (antigo Twitter).
A proposta determina que investigações contra parlamentares só possam prosseguir com autorização do Congresso e era apoiada principalmente pela oposição às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
A votação da matéria foi adiada na noite de quarta-feira (26/8), após uma reunião de mais de três horas entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários, devido à ausência de consenso.
O parlamentar do PT também defendeu o exame do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil. Na semana anterior, os deputados aprovaram o pedido de urgência do projeto, porém o relator, Arthur Lira (PP-AL), tem bloqueado a votação devido à falta de acordo sobre como compensar a perda fiscal do governo.