Policiais civis da 19ª Delegacia de Polícia (P Norte), em parceria com outras entidades do Governo do Distrito Federal, conduziram na tarde desta quarta-feira (17/9) uma ação focada no combate a ligações irregulares de energia em Ceilândia. A fiscalização abrangeu 22 estabelecimentos comerciais.
Segundo o delegado-chefe da 19ª DP, Fernando Fernandes, os alvos da operação foram mercados, padarias, distribuidoras, hotéis, lanchonetes e outros comércios. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria DF Legal e da Neoenergia.
Em uma operação relacionada, realizada na terça-feira anterior, a PCDF realizou uma ação na Fazenda Barra da Cachoeirinha, em São Sebastião, para reprimir o furto de energia. Ressalta-se que essa fazenda já havia enfrentado processos judiciais em 2022 devido a condições análogas à escravidão para seus trabalhadores.
Durante a ação, foram apreendidos dois medidores de energia com sinais evidentes de adulteração, que foram enviados para análise pericial da PCDF. A energia consumida sem a devida cobrança será objeto de processo administrativo. A operação contou ainda com o suporte da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião). O total de energia desviada ultrapassa o valor de R$ 200 mil.
