A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta quarta-feira (10) a Operação Dark Wing para acabar com o tráfico de drogas em distribuidoras da região da Estrutural.
Três pessoas foram presas na hora: um homem de 40 anos, líder do grupo e dono de uma distribuidora; sua companheira, uma mulher de 24 anos, que ajudava a guardar, transportar e vender as drogas; e um parente de um outro suspeito, também de 24 anos, encontrado com uma bicicleta roubada.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em duas casas e uma distribuidora, além de dois mandados para tomar veículos usados para transportar drogas. A polícia apreendeu dinheiro, cocaína, skunk, celulares, anotações e a bicicleta roubada.
Segundo a PCDF, estas apreensões causam um grande prejuízo financeiro para o grupo criminoso, pois o dinheiro apreendido não poderá ser usado para continuar com as ações ilegais.
A investigação teve como foco dois homens, um de 27 e outro de 40 anos, ambos com antecedentes criminais. O mais velho já foi condenado por roubo, tráfico e porte ilegal de arma e está em prisão domiciliar. O outro está preso e tem condenações por tráfico, receptação, furto e posse irregular de arma. As esposas deles também participavam do grupo criminoso.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006), associação para o tráfico (art. 35 da mesma lei) e receptação (art. 180 do Código Penal), e podem pegar mais de 20 anos de prisão juntos.
Além do tráfico, o grupo usava as distribuidoras para vender bebidas e outras mercadorias como uma forma de lavar dinheiro obtido com crimes.