Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Divisão de Análise de Crimes Virtuais (DACV/CORF), realizou a Operação Falsa Tribuna para acabar com um grupo criminoso que aplicava golpes pela internet.
Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Goiânia (GO) contra um casal, de 26 e 22 anos, suspeitos de fazer parte do grupo. Foram apreendidos celulares e chips de telefone, que passarão por perícia para coletar provas digitais.
As investigações mostram que o grupo criava perfis falsos de deputados e ex-deputados em aplicativos e redes sociais, usando imagens e informações públicas dos parlamentares sem autorização. A partir dessas contas falsas, os criminosos entravam em contato com vítimas, fingindo que familiares estavam em emergências médicas ou acidentes, e pediam transferências de dinheiro via PIX.
Até agora, os suspeitos podem ser processados pelos crimes de falsa identidade, estelionato por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas podem passar de 20 anos de prisão.
O nome da operação, “Falsa Tribuna”, refere-se ao modo inteligente como os criminosos usavam perfis falsos de autoridades públicas para enganar e aplicar golpes nas vítimas.