A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Falsificações e Defraudações (Difraudes/CORF), realizou nesta quarta-feira (22) a Operação OFF Service para combater uma organização criminosa acusada de aplicar golpes virtuais. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
Segundo as investigações, o grupo usava um esquema conhecido como “golpe do reembolso”. Eles compravam celulares nas Lojas Americanas com CPFs de outras pessoas, incluindo menores de idade e pessoas falecidas.
Depois da compra, solicitavam reembolsos alegando que o produto estava com defeito ou que tinham desistido da compra. A loja devolvia o dinheiro, mas os aparelhos nunca eram entregues.
O prejuízo causado por esse grupo ultrapassa os R$ 4 milhões entre os anos de 2021 e 2023, com cerca de R$ 1 milhão somente no Distrito Federal.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão e três de busca e apreensão. Foram apreendidos celulares, notebooks, pen drives, uma pistola calibre .380 com documentação irregular — que resultou em prisão em flagrante — e dois carros de luxo, uma BMW X6 e um Volvo XC60.
As investigações continuam para encontrar outros envolvidos e localizar os valores obtidos por meio das fraudes.