28.5 C
Brasília
sexta-feira, 10/10/2025

PCDF prende envolvidos em tráfico de araras e salva filhotes em risco

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
30 °
28.5 °
35 %
4.6kmh
0 %
sex
31 °
sáb
32 °
dom
29 °
seg
30 °
ter
30 °

Em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Animais (DRCA), realizou uma operação na tarde de quinta-feira (9) para combater o tráfico ilegal de aves silvestres, focando especialmente em psitacídeos, como araras e papagaios, que eram comercializados por meio de grupos em aplicativos de mensagens.

A investigação teve início após uma jovem denunciar à polícia a negociação ilegal de aves promovida por um homem em um grupo de WhatsApp, apresentando provas contundentes.

Com base nessas informações, os agentes da DRCA dirigiram-se a uma agropecuária no Sol Nascente, onde perceberam atividade suspeita. Dois homens foram abordados no local e apontados como responsáveis pelo comércio ilícito.

Na vistoria, os policiais encontraram dois filhotes de arara sem penas, mantidos em uma caixa sem ventilação dentro de um banheiro escuro, em condições críticas e sem alimentação adequada.

A DRCA destacou que a separação precoce dos filhotes da mãe ameaça a sobrevivência das aves e configura maus-tratos graves, além de caracterizar tráfico de fauna silvestre.

Os dois suspeitos foram presos em flagrante e irão responder pelos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), além de um deles responder por exploração de jogo do bicho, conforme a Lei de Contravenções Penais.

A PCDF segue investigando para identificar e prender outros envolvidos, incluindo o dono do estabelecimento e o responsável pelas vendas pelo aplicativo.

Os filhotes foram resgatados e estão recebendo cuidados no HFAUS/IBRAM, onde recebem tratamento para recuperação.

Veja Também