28.5 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




PCDF inicia ação contra ideologias extremas e racismo

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.6 °
28.5 °
46 %
2.6kmh
40 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °
seg
28 °

Em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) começou uma operação chamada Sentinel para investigar um caso envolvendo ideologias extremas e racismo.

A Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento da PCDF realizou uma busca em Goiânia (GO) para coletar informações, identificar ligações com outros grupos radicais e evitar possíveis atos violentos no Distrito Federal.

Na operação, foram apreendidos documentos, incluindo um caderno com anotações que mostravam a intenção do investigado de entrar nos Estados Unidos pela Guatemala.

Um homem de 33 anos é suspeito de enviar mensagens com discursos de ódio racial e antissemitismo, além de ameaçar autoridades estrangeiras. Ele também teria mandado e-mails com ameaças e discriminação a membros do governo dos Estados Unidos. No dia seguinte, tentou entrar na Embaixada dos EUA em Brasília carregando uma mala, mas foi impedido pela segurança.

O Serviço Secreto dos Estados Unidos informou o caso ao Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que repassou os dados para a PCDF em outubro de 2025.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do DF e Territórios, da Polícia Civil de Goiás e do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça.

Segundo a Polícia Civil, a ação tem caráter preventivo e investigativo para proteger a população do Distrito Federal e impedir a propagação de discursos de ódio e comportamentos extremistas que ameaçam a paz social.




Veja Também