28.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

PCDF fecha supermercado em Ceilândia após encontrar baratas e ratos

Brasília
céu pouco nublado
28.5 ° C
29.5 °
28.5 °
23 %
3.1kmh
20 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
28 °

Em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação nesta segunda-feira (25/8) nas unidades do supermercado Tatico para investigar denúncias relacionadas a condições sanitárias inadequadas.

Durante a inspeção na unidade de Ceilândia, foram encontradas diversas irregularidades, o que levou à interdição do estabelecimento.

A ação foi conduzida por agentes da Divisão de Defesa do Consumidor e da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).

Em 2023 e 2024, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa-DF) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-DF) identificaram múltiplos problemas, incluindo:

  • Presença de baratas e ratos nas áreas de armazenamento e venda de alimentos;
  • Comercialização de alimentos vencidos ou armazenados de forma inadequada;
  • Armazenamento incorreto de alimentos perecíveis;
  • Falta de higiene nos equipamentos e nas instalações;
  • Balcões refrigerados operando fora dos padrões sanitários;
  • Ausência de Manual de Boas Práticas e protocolos de segurança alimentar adequados.

Ao longo deste ano, a rede de supermercados já esteve sob investigação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) por descumprimento de normas sanitárias.

Em fevereiro, após a divulgação de um vídeo mostrando ratos e baratas entre os produtos, o Tatico foi obrigado a tomar medidas urgentes, como a dedetização em todas as suas unidades.

Mais recentemente, em julho, foi descoberto um estoque de ovos contaminados com moscas e larvas, em um ambiente infestados por pombos, chorume e resíduos de insetos.

A defesa do supermercado Tatico não foi localizada para comentar os fatos. O espaço permanece aberto para eventual manifestação.

Veja Também