A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural), realizou nesta quarta-feira (5/11) a Operação Game Over para acabar com um grupo especializado em fraudes pela internet em sites de compra e venda.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, autorizados pela 6ª Vara Criminal de Brasília, nos locais: Recanto das Emas (DF), Feira dos Importados no SIA (DF) e em Guaianases, São Paulo (SP). Os policiais recolheram eletrônicos, comprovantes bancários e documentos para finalizar a investigação.
A apuração começou em agosto de 2025 e durou cerca de dois meses, identificando três suspeitos — um homem de 32 anos, uma mulher de 28 e outro homem de 33 anos — que são os principais envolvidos no esquema. Mesmo sem antecedentes criminais, eles estão ligados a mais de 20 casos semelhantes em delegacias do DF e outros estados, mostrando que agiam de forma organizada e profissional.
O grupo criava perfis falsos para vender produtos caros, como videogames e celulares. Depois de enganar as vítimas fazendo parecer que o pagamento havia sido feito, enviavam motoristas por aplicativo para buscar os produtos e cortavam o contato.
O setor de segurança da plataforma usada no golpe colaborou tecnicamente, o que foi fundamental para identificar os envolvidos e reunir provas.
Os suspeitos vão responder por estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro, podendo pegar até 21 anos de prisão.
