A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) disponibilizou um canal exclusivo para que a população possa fazer denúncias anônimas sobre furtos e roubos de cabos de energia elétrica. Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar a comunicação e fortalecer o combate a esses crimes.
O canal foi desenvolvido para que as pessoas respondam perguntas simples, facilitando o envio das informações. Isso ajuda a padronizar os dados recebidos, agilizando a análise e o encaminhamento para as equipes de investigação. O anonimato é garantido, incentivando a participação da comunidade.
As denúncias podem ser feitas pelo número 197, por e-mail, WhatsApp ou pela denúncia online. É possível informar ocorrências já acontecidas, em andamento ou até planejadas, sem a necessidade de se identificar.
Os furtos de cabos causam muitos problemas, como interrupção do fornecimento de energia em hospitais, colocando vidas em risco; paralisação de bancos, estabelecimentos comerciais e prédios públicos; falta de atendimento em escolas; além de ocasionar apagões em bairros inteiros, preocupando os moradores.
Para enfrentar esse crime, a PCDF tem intensificado operações. Em outubro de 2025, a Operação Powercut II, liderada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), desmantelou um grupo criminoso envolvido no furto, receptação e lavagem de dinheiro relacionados a cabos de energia, telefonia e internet, com foco no cobre. A ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva no Distrito Federal, Goiás e Rondônia. Essa operação é uma continuação da Powercut I, de outubro de 2024, que bloqueou mais de 5 milhões de reais em contas dos investigados.
Em 2025, foram roubados mais de 86 quilômetros de cabos de iluminação pública no Distrito Federal. Apesar disso, as ações da polícia resultaram em queda nos casos: entre 1º de janeiro e 24 de outubro de 2025, houve uma redução de 44% nas ocorrências em comparação com o mesmo período de 2024. Na Asa Norte, a diminuição foi de 27% no ano e 38% em outubro, comparado a 2024. A PCDF registrou 2.512 casos de furtos de cabos de dados, telefonia e energia, com 228 prisões em flagrante.
O delegado Lúcio Valente, assessor-chefe da Assessoria de Comunicação da PCDF, ressaltou a importância do trabalho integrado e do uso da inteligência policial para alcançar não apenas os ladrões, mas também os receptadores. Segundo ele, a polícia utiliza tecnologia e análise de dados para mapear rotas e identificar organizações criminosas.
A PCDF reforça que as denúncias anônimas são fundamentais para identificar os autores dos crimes, as rotas usadas para o escoamento dos materiais roubados e para desarticular os grupos criminosos. É importante informar detalhes como endereços, nomes, características físicas, placas de veículos, horários e apresentar evidências como fotos ou vídeos. Vítimas devem registrar boletins de ocorrência na Delegacia Eletrônica ou na delegacia mais próxima.
Para denunciar crimes presenciados ou suspeitos, o telefone 197 está disponível, garantindo total sigilo.
