A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, realizou a Operação Eminência Cinza na quinta-feira (11/12). A ação resultou na prisão de um homem acusado de extorsão digital, que usava o nome de uma facção criminosa para intimidar uma família.
O problema começou quando um ex-morador deixou dívidas de aluguel e internet para a família que alugava a casa. Após isso, as vítimas passaram a receber mensagens ameaçadoras, contendo fotos de armas, vídeos de violência e ameaças de morte. O acusado afirmava ser membro de uma facção criminosa para assustar a família e impedir que cobrassem as dívidas ou cancelassem o serviço de internet.
Quando a família decidiu recorrer à justiça para cobrar os valores devidos, as ameaças aumentaram, incluindo possibilidades de invasão, violência extrema e execuções. Para causar ainda mais medo, o criminoso enviou vídeos com cenas violentas.
A delegacia responsável utilizou técnicas avançadas de investigação para identificar o suspeito, que já tinha histórico de crimes semelhantes. Após confirmar a autoria, foi cumprido o mandado de prisão contra ele.
O acusado vai responder por extorsão qualificada, perseguição online, intimidação, coação, violência psicológica, constrangimento ilegal, ameaça e difamação, podendo pegar até 31 anos de prisão.
Além da prisão, a PCDF realizou busca e apreensão para encontrar armas e aparelhos eletrônicos relacionados aos crimes. Os materiais vão ser analisados para entender se há ligação real do suspeito com a facção criminosa no Distrito Federal.

