A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (5/9) para desmantelar uma quadrilha especializada em roubo de celulares durante grandes eventos no Distrito Federal. A ação, denominada “Colheita Blindada”, executou 10 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão nas regiões de Ceilândia, Santa Maria, Samambaia e em São Luís, Maranhão.
As investigações conduzidas pela 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) revelaram que o grupo, apelidado de “Bonde do iPhone”, tinha como alvo principal os aparelhos da marca Apple. As investigações começaram em 2023, após a detenção de um membro do grupo durante a Festa do Morango em Brazlândia.
Os policiais identificaram 16 pessoas envolvidas, que atuavam de maneira organizada e dividida em setores para realizar furtos em eventos e shows nos arredores do Distrito Federal.
Segundo a PCDF, a quadrilha operava em três frentes:
- Um grupo se infiltrava nos eventos para roubar os celulares;
- Outro grupo recebia e guardava os aparelhos para dificultar a identificação dos ladrões;
- Um terceiro grupo fazia o desbloqueio, a venda dos celulares e realizava transferências bancárias fraudulentas das contas das vítimas.
Os membros do grupo haviam agido de forma coordenada e sofisticada, permitindo a prática contínua dos crimes sem expor todos os envolvidos diretamente.
Entre os investigados, há pessoas com históricos criminais por roubo, furto, organização criminosa, homicídio, receptação, tráfico de drogas e estelionato. Além da Festa do Morango, a quadrilha atuou em outros eventos importantes no Distrito Federal, como o festival “Só Track Boa” e a Parada do Orgulho LGBTQIA+.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros envolvidos e descobrir o paradeiro dos celulares roubados.