Desde quarta-feira, 30 de julho, quem mora no Setor Noroeste já pode usar patinetes elétricos compartilhados. A empresa JET instalou 120 pontos virtuais para disponibilizar 180 patinetes no bairro. Para garantir a segurança, a velocidade dos patinetes será limitada a 15 km/h nas superquadras 109, 110, 309 e 310.
Essa chegada faz parte do plano de ampliar o uso de patinetes no Distrito Federal. A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) convocou empresas para oferecer esse serviço. A JET, que testou o serviço de janeiro a junho, já tem mais de 240 mil usuários e oferece 2 mil patinetes em outras regiões, como Plano Piloto, Águas Claras, Sudoeste e Cruzeiro. Agora, com o Noroeste, o número de pontos chega a quase 1.200 em todo o DF.
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, disse que o serviço vai crescer ainda mais. Recentemente, a empresa Whoosh recebeu autorização para começar a oferecer patinetes no Distrito Federal em até 45 dias, inicialmente no Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Sudoeste e Cruzeiro.
O DODF publicou que a concessão para a Whoosh vai durar dois anos e não custará nada para o governo. No começo, serão 400 patinetes, mas a previsão é de aumentar para até 2 mil conforme a procura.
Segundo a Semob-DF, já foram feitas cerca de 585 mil viagens de patinetes no Distrito Federal desde o começo do serviço. O governo espera que essa forma de transporte se torne uma opção sustentável para a cidade.
Informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade