A passagem de Cômodo, localizada na entrada oficial do Coliseu, está acessível ao público pela primeira vez desde que suas superfícies históricas foram totalmente restauradas.
Esse corredor secreto situa-se em Roma, Itália, e é conhecido pelo seu uso histórico como rota discreta para os imperadores acessarem a tribuna principal do Anfiteatro Flaviano. A restauração foi realizada entre outubro de 2024 e setembro de 2025, com a abertura oficial ocorrendo em 7 de outubro.
Segundo a agência de notícias italiana Ansa, a passagem é nomeada em homenagem a Cômodo, que era fascinado pelas lutas de gladiadores e faleceu próximo a esse corredor, na entrada oficial do Coliseu.
A porta que dá acesso à Passagem de Cômodo é um ponto histórico marcante do monumento e foi aberta após anos de conservação pelo governo italiano. As paredes são revestidas por mármore original, onde ainda se encontram vestígios dos grampos metálicos que sustentavam as lajes, agora substituídos por gesso pintado com representações de paisagens.
Adicionalmente, a manutenção do estuque do teto curvo exibe representações mitológicas relacionadas às manifestações de arena. A Passagem de Cômodo representa um marco significativo na revitalização do Parque Arqueológico do Coliseu, sendo agora acessível ao público com infraestrutura adaptada para visitantes.
Barreiras arquitetônicas foram eliminadas com a instalação de uma escada retrátil, e novas estruturas com degraus foram criadas para facilitar a circulação dos turistas. Um mapa tátil que possibilita a leitura dos desenhos nos estuques, assim como a exibição de um vídeo que reconstrói a iconografia do local, reforçam o compromisso com a acessibilidade.
Por enquanto, apenas 30 metros dessa passagem estão abertos aos visitantes. A segunda etapa da abertura desse corredor deverá ocorrer até 2026, quando os turistas poderão observar o andamento das obras por uma janela de vidro que dá vista para o canteiro de reformas.