O primeiro Hackathon focado em Controle Social do Governo do Distrito Federal, chamado Desafio Participa DF, fechou suas inscrições com a participação de 128 pessoas. Isso mostra como a população está interessada em ajudar a criar soluções tecnológicas para melhorar a transparência e a participação social no Distrito Federal.
O evento começou durante a Semana Internacional de Controle e Combate à Corrupção, em novembro de 2025. É uma iniciativa inédita da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), com o apoio do Fundo Distrital de Combate à Corrupção. A ideia é aproximar o governo dos cidadãos usando inovação, convidando os participantes a desenvolverem soluções que aprimorem o Participa DF, uma plataforma que reúne serviços de ouvidoria e acesso à informação do governo.
Das inscrições, 82 foram para a categoria de acesso à informação, onde os participantes criam modelos para identificar automaticamente pedidos com dados pessoais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As outras 46 foram para a categoria de ouvidoria, que busca desenvolver um aplicativo web progressivo do Participa DF, permitindo enviar manifestações por texto, áudio, vídeo e imagem, com acessibilidade completa, protocolo automático e opção de anonimato.
Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal, afirmou que o sucesso nas inscrições mostra que a inovação aberta é uma ferramenta importante para aproximar governo e cidadãos e fortalecer a transparência pública.
Jefferson Paravidine, subcontrolador de Tecnologia da Informação da CGDF, comentou que o mais interessante é que o cidadão está ajudando a melhorar uma ferramenta que no final beneficiará ele mesmo.
*Com informações da CGDF
