Fãs de histórias de terror, especialmente de vampiros, terão um lugar único para visitar a partir de 2027: o parque temático Dracula Land, conhecido como a “Disneylândia da Transilvânia”. Este projeto de 1 bilhão de euros (aproximadamente 6 bilhões de reais) está sendo construído a apenas 20 minutos de Bucareste, capital da Romênia, lugar que deu origem à lenda do vampiro mais famoso da literatura e do cinema.
Os organizadores pretendem transformar o parque no maior destino de entretenimento, comércio e tecnologia da Europa. “O mito do Drácula é uma das figuras culturais mais conhecidas mundialmente, mas ainda pouco explorado comercialmente. Além disso, o turismo cultural e os entretenimentos que envolvem experiências têm crescido rapidamente, enquanto a Europa Central e Oriental ainda carecem de um destino turístico de grande reconhecimento global”, afirmam os responsáveis pelo projeto.
A chamada “Disneylândia da Transilvânia” contará inicialmente com seis áreas temáticas e 40 atrações, incluindo vilarejos temáticos como “Transilvânia”, “Londres”, “Porto de Nova Orleans” e, claro, o “Castelo do Drácula”.
A expectativa é que o parque gere mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, com um impacto econômico estimado em cerca de 5 bilhões de euros (ou 31 bilhões de reais) na próxima década, conforme informado no site oficial do parque.
Com uma área de 780 mil metros quadrados, o parque oferecerá atrações variadas como hotéis, montanhas-russas, uma floresta assombrada, parque aquático, labirinto, lago, circuito de parkour e desafios para caçar vampiros, teatro, navio, passeios de charrete, spa termal, pista de corrida, arena para shows, lojas e restaurantes.
O parque também terá sua própria moeda virtual, a DraculaCoin, para uso no metaverso do local, além de recursos de inteligência artificial que permitirão experiências personalizadas, com jornadas narrativas e avatares únicos para cada visitante.
A ligação da Romênia com o icônico vampiro decorre do romance clássico “Drácula”, escrito por Bram Stoker, que teve parte da história ambientada nas Montanhas dos Cárpatos.

