Administração do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek cedeu uma de suas salas para entidades não governamentais ligadas às áreas de reciclagem e de Ciência e Tecnologia. O espaço servirá para palestras, oficinas, cursos e atividades relacionadas à reutilização de materiais reciclados para fins voltados à experimentação tecnológica.
O Espaço HUB Parque Digital entrará em funcionamento a partir do ano que vem e será equipado com computadores e todo o aparato de uma oficina de reciclagem. “Os educadores e os oficineiros criarão experimentos na área de robótica e desenvolvimento de softwares”, explicou a diretoria do Parque da Cidade, Juliana Neto.
O projeto propõe promover gratuitamente ações de cultura digital comprometidas com aspectos físicos, culturais e sociais, onde o uso das novas tecnologias dialogue com questões da sustentabilidade. “Essas ações abrangem a promoção do cuidado e do domínio das novas tecnologias para melhor aproveitamento dos recursos ambientais e humanos em Brasília e seu entorno”, complementou Juliana.
As entidades responsáveis irão, ainda, elaborar com o Parque da Cidade as estratégias de atuação como procedimentos para inscrição, número de alunos por turmas, temáticas das oficinas, metodologias e carga horária das atividades.
De acordo com a proposta de trabalho encaminhada pelas entidades à administração do Parque da Cidade, o Espaço HUB funcionará como laboratório aberto, cuja finalidade é desvendar o funcionamento das coisas e dos sistemas para, a partir daí, gerar conhecimento e novos sistemas. Entre as produções previstas durante as oficinas, destaque para o desenvolvimento de sistemas baseados em softwares livres e construídos colaborativamente, metarreciclagem e experimentações tecnológicas por meio de sucata.
Os professores serão vinculados a essas entidades e se caracterizam por serem inventores e pesquisadores, que em suas horas vagas se dedicam a desvendar e a recriar o mundo em que vivemos a partir da reflexão sobre sustentabilidade e lixo eletrônico.
Fonte: Alô
