Gilberto Firmo Ferreira, tio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi detido em flagrante por possuir conteúdo ilegal relacionado a pedofilia. Durante o depoimento, ele confessou que compartilhava vídeos com cinco outras pessoas em um grupo no Facebook.
A prisão foi realizada no bairro Sol Nascente, em Brasília, Distrito Federal, na sexta-feira (1º/8). Como Gilberto é surdo, a Polícia Civil do Distrito Federal contou com a ajuda de um intérprete de Libras fornecido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF para a oitiva. O Metrópoles teve acesso à transcrição do depoimento.
Em suas declarações, Gilberto revelou que recebeu o celular de presente de um amigo, pois o aparelho anterior estava muito antigo, e confessou que sabia que havia conteúdo ilegal armazenado no dispositivo. Ele mencionou que pedia às outras pessoas que cessassem o envio dos vídeos, mas os pedidos foram ignorados.
A prisão decorreu de um mandado de busca e apreensão emitido pelo Tribunal de Justiça do Goiás e executado pela Polícia Civil do Distrito Federal. Durante a ação, foram encontradas mídias ilegais no celular do tio de Michelle Bolsonaro.
Gilberto estava sob investigação após a Polícia Federal identificar que seu e-mail era utilizado para disseminar material ilegal. No entanto, ele afirmou que não utilizava mais essa conta de e-mail.
Está prevista uma audiência de custódia para o suspeito no sábado (2/8). Motivada pela dificuldade auditiva do tio, Michelle Bolsonaro desenvolveu especialização em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para facilitar a comunicação.