Comece o novo ano cumprindo suas metas e, se uma delas for parar de fumar, a Secretaria de Saúde (SES-DF) oferece mais de 70 locais onde você pode receber tratamento gratuito. Não é necessário encaminhamento médico para pessoas de todas as idades, desde adolescentes até idosos.
Nas unidades de atendimento, equipes multidisciplinares avaliam os pacientes e oferecem opções como grupos de conversa e atendimentos individuais. A principal abordagem usada é a terapia cognitivo-comportamental, com possibilidade de uso de medicamentos, como a reposição de nicotina.
Os tratamentos seguem protocolos do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Existem encontros estruturados para ajudar no processo de parar de fumar, e, em caso de sucesso, o acompanhamento continua para evitar recaídas. A duração do tratamento varia conforme cada pessoa.
Números no Distrito Federal
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é uma grande ameaça à saúde pública mundial, sendo a principal causa evitável de morte, com mais de 8 milhões de óbitos anuais.
No Distrito Federal, dados de 2023 indicam que cerca de 8,4% da população acima de 18 anos fuma, o que equivale a mais de 200 mil pessoas. Só em 2024, o programa de controle do tabagismo da SES-DF já atendeu 1,7 mil pacientes.
Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde
