A Walt Disney e a OpenAI firmaram, nesta quinta-feira (11), um acordo de licença válido por três anos que vai permitir aos usuários criar vídeos curtos utilizando mais de 200 personagens populares da Disney por meio da inteligência artificial (IA).
Com essa parceria, os fãs poderão fazer e compartilhar conteúdos gerados por IA com personagens das franquias Disney, Marvel, Pixar e Star Wars na plataforma de criação de vídeos da OpenAI, chamada Sora, bem como no ChatGPT, segundo comunicado oficial das empresas.
A Disney investirá 1 bilhão de dólares (aproximadamente 5,4 bilhões de reais) na OpenAI, além de ter a possibilidade de adquirir ações adicionais da empresa responsável pelo ChatGPT.
Para o diretor-geral da Disney, Bob Iger, citado no comunicado, o rápido avanço da IA representa um momento importante para o setor.
O acordo proporciona ao grupo oportunidades ampliadas por meio da IA generativa, enquanto busca proteger os criadores e seu trabalho, ressaltou Bob Iger.
O CEO da empresa de inteligência artificial, Sam Altman, também destacou que essa colaboração demonstra como líderes criativos e empresas de IA podem trabalhar juntos de forma responsável.
Alguns dos personagens disponíveis para que os fãs criem conteúdos incluem: Mickey Mouse, Minnie Mouse, Elsa de “Frozen”, heróis da Marvel como Homem de Ferro e Capitão América, além de ícones de “Guerra nas Estrelas”, como Darth Vader e Mestre Yoda.
O acordo não inclui o uso das vozes dos atores nem a representação física deles.
Ambas as empresas reafirmaram o compromisso com o uso responsável da IA, e a OpenAI se comprometeu a aplicar políticas e controles adequados para diferentes faixas etárias, evitando a criação de conteúdo ilegal ou prejudicial e protegendo os direitos autorais.

