20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24/09/2025

Parasita faz com que ratos nunca mais tenham medo de gatos

Brasília
chuva fraca
20.5 ° C
20.6 °
20.4 °
88 %
1.5kmh
75 %
qua
28 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
29 °

Em Brasília

O parasita que causa toxoplasmose, doença que atinge cerca de um terço das pessoas no mundo todo e afeta a maioria dos mamíferos e aves, pode ter a capacidade de alterar permanentementeuma função no cérebro dos ratos que os faz ter medo de gatos. A descoberta foi feita por cientistas dos departamentos de biologia molecular e de medicina da Universidade de Berkeley, nos EUA.

O Toxoplasma gondii já era conhecido por eliminar o medo inato dos ratos por gatos – a descoberta publicada este mês é que essa alteração no cérebro dos roedores pode ser para sempre. Os pesquisadores constataram que após três semanas os ratos já não tinham medo algum do cheiro de gatos e que, mesmo após meses livres do parasita, eles continuavam destemidos. E eles não só perdem o medo, mas se tornam levemente atraídos pelo cheiro dos felinos. Essa constatação levanta a possibilidade que o protozoário cause uma mudança permanente na estrutura cerebral.

Mas por que causar esse efeito nos ratinhos? A hipótese levantada pelos cientistas é que foi uma adaptação evolutiva do Toxoplasma gondii. Veja bem, o parasita só consegue se reproduzir no estômago dos gatos, então a melhor alternativa para os protozoários que vieram a infectar ratos é fazer com que seu hospedeiro seja comido.

Em humanos, a toxoplasmose está ligada a mudanças no comportamento e a esquizofrenia. Pessoas com esquizofrenia têm mais chances de serem infectados pelo Toxoplasma e medicamentos usados para tratar a psicopatologia podem inibir a replicação do parasita.

Veja Também