15.5 C
Brasília
quarta-feira, 01/10/2025




Paralisação começa no governo Donald Trump sem acordo

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.6 °
15.5 °
63 %
1.5kmh
0 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
30 °

Em Brasília

O governo federal paralisou seu funcionamento à meia-noite desta quarta-feira (1/10), após os democratas não conseguirem um acordo com os republicanos no Congresso e o presidente Donald Trump para estender o financiamento governamental.

Essa falha no financiamento fará com que atividades essenciais do governo sejam suspensas temporariamente, incluindo serviços de empréstimos para pequenas empresas, manutenção de parques nacionais e programas de capacitação para veteranos. Essas atividades só poderão ser retomadas após aprovação de novos recursos pelos legisladores.

Segundo o jornal The Washington Post, os serviços federais vitais para a segurança nacional continuarão operando, porém muitos funcionários, como militares e policiais, não receberão seus salários durante o período da paralisação.

Esta é a primeira paralisação federal desde janeiro de 2019 e a quarta durante os mandatos da presidência de Trump. Diferentemente dos episódios anteriores, desta vez autoridades da Casa Branca indicaram planos de usar a paralisação como uma forma de reorganizar o Executivo e concentrar mais poder na presidência.

Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a Casa Branca atribuiu a culpa pela paralisação à oposição, ilustrando sua mensagem com a imagem de um relógio contagem regressiva.




Veja Também