O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e seu colega paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, se encontraram na segunda-feira, 17, em Assunção. Segundo nota oficial do governo brasileiro, o Paraguai decidiu encerrar a questão da espionagem brasileira e concordou em retomar as conversas sobre o anexo C do acordo de Itaipu ainda neste dezembro.
Os dois chanceleres acertaram que as negociações para revisar o Anexo C do Tratado de Itaipu irão recomeçar na primeira metade de dezembro de 2025, com base em um entendimento bilateral firmado em abril de 2024.
Em abril de 2025, o Paraguai havia suspendido as conversas sobre o tratado devido a investigações sobre espionagem supostamente praticada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra autoridades paraguaias.
As atividades de espionagem teriam começado em 2022, no governo Bolsonaro, e foram encerradas em 2023 pela gestão Lula.
Além disso, os chanceleres trataram da possibilidade de visitas oficiais entre os presidentes do Brasil e do Paraguai.
Esses encontros devem focar em temas como infraestrutura, energia, segurança pública, defesa e também em cooperação para alimentação escolar e educação.
Os diplomatas ressaltaram a importância de continuar fortalecendo as relações entre Brasil e Paraguai, intensificando esforços para garantir um futuro mais próspero e de bem-estar para as populações dos dois países.
Estadão Conteúdo

