25.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




Papai Noel dos Correios leva inclusão e carinho às crianças do DF

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
27 °
25.5 °
66 %
1.5kmh
40 %
ter
25 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

As festas de fim de ano se aproximam, e para celebrar, os Correios iniciaram em Brasília a campanha anual do Papai Noel dos Correios. O projeto oferece cerca de 8 mil cartinhas para que madrinhas e padrinhos do Distrito Federal possam adotá-las. As cartinhas contêm os pedidos de estudantes da rede pública, além de crianças acolhidas por abrigos e instituições sociais. Até o dia 6 de dezembro, quem desejar participar pode escolher uma carta virtualmente pelo Blog Noel ou presencialmente em nove locais distribuidos pelo DF.

Em mais de 30 anos, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas. No marco de 35 anos da ação, em 2024, 350 mil cartas foram adotadas.

Segundo o superintendente dos Correios de Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura, o objetivo principal do projeto é atender crianças em situação de vulnerabilidade social, além dos alunos das redes pública e privada. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Para 2025, a meta é que 7.500 cartinhas sejam escritas. A Secretaria de Educação seleciona 6.000 cartinhas, e a sociedade contribui com mais 1.500. Nem todas as crianças escrevem; algumas fazem desenhos ou colagens, principalmente aquelas que ainda não dominam a escrita.

O projeto também envolve ONGs, abrigos e instituições que atuam com crianças vulneráveis, contando com apoio de órgãos públicos e privados, como o Ministério das Comunicações, o DNIT e a Polícia Federal.

História do projeto

De acordo com Paulo Henrique Soares de Moura, a iniciativa começou há 36 anos quando carteiros começaram a adotar cartas destinadas ao Papai Noel no Polo Norte. O projeto é considerado de grande importância social, pois realiza sonhos e incentiva a escrita das crianças, além de estar presente em todo o país.

Como participar

Depois de receber e selecionar as cartinhas, os Correios as disponibilizam para adoção online e presencialmente. Até o momento, mais de 130 mil cartas foram recebidas para adoção, com pedidos comuns como brinquedos, material escolar e bicicletas.

Existem dois tipos de padrinhos: corporativos, que adotam várias cartinhas, até mesmo de escolas inteiras, e avulsos, pessoas físicas que escolhem cartas individualmente para ajudar. Os padrinhos devem cadastrar CPF ou CNPJ para participar. Os locais e horários para adoção podem ser consultados no Blog do Noel. Brasília tem conseguido atender toda a demanda, principalmente crianças de até 10 anos.

Nos últimos anos, o projeto tem reforçado a importância da representatividade, apresentando Papai Noel e Mamãe Noel negros para que as crianças possam se identificar melhor com os personagens.

Uma história marcante do projeto envolveu um funcionário dos Correios com prótese, que atuou como Papai Noel. Ao encontrar uma criança cadeirante, a menina se emocionou ao perceber sua semelhança, mostrando que o projeto promove inclusão, autoestima e valoriza a educação.

Paulo Henrique Soares de Moura finalizou com um convite para que pessoas de bom coração ajudem os Correios a realizar os sonhos das crianças neste fim de ano.

Locais para adoção

As cartinhas podem ser adotadas online ou em nove pontos no DF: Agência Águas Claras Shopping, Agência Brasília Shopping, Agência Central, Agência Taguatinga Centro, Agência 508 Norte (W3 Norte), Agência Guará I, Agência Sudoeste, Agência 208/408 Sul e Casa do Papai Noel (SEPS 702/902 Ed. Pasteur). Estes locais também recebem os presentes até o final do prazo de adoção.

Para mais informações, acessar o Blog do Noel.




Veja Também