Papa Leão XIV visitou a Mesquita Azul, situada em Istambul, Turquia, mas optou por não fazer orações durante a visita. O líder da Igreja Católica esteve no local sagrado para os muçulmanos neste sábado (29/11).
Esta é a primeira viagem internacional do Papa Leão XIV desde que assumiu o papado em maio deste ano. A viagem pela Turquia começou em 27 de novembro e tem o propósito de promover a fraternidade e o diálogo entre as culturas do Oriente e do Ocidente, conforme comunicado pelo Vaticano.
Segundo a Santa Sé, inicialmente estava previsto que o pontífice realizasse um breve momento de oração silenciosa dentro da mesquita, um prédio construído no século XVII.
No entanto, Leão XIV limitou-se a percorrer as instalações da Mesquita Azul, conforme relatado por Asgin Tunca, um dos imãs do local.
Após a visita, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que o Papa esteve presente na mesquita em um estado de reflexão serena e respeito profundo, valorizando o ambiente e as crenças daqueles que frequentam o espaço para suas preces.

