Papa Leão XIV indicou o arcebispo e especialista em direito Filippo Iannone para liderar o Dicastério para os Bispos, um órgão essencial da administração vaticana, efetivando sua primeira nomeação importante na Cúria Romana nesta sexta-feira (26/9).
Desde sua eleição, o pontífice ainda não havia feito escolhas significativas para posições de destaque na gestão central da Igreja Católica, a Cúria.
O Dicastério para os Bispos, que ficará sob a responsabilidade de Filippo Iannone, é encarregado de supervisionar a nomeação e o acompanhamento dos bispos em âmbito global. Com essa decisão, o papa avança em questões estruturais relativas à administração da Igreja.
Filippo Iannone tomará posse em 15 de outubro como o novo prefeito do Dicastério responsável pelos Textos Legislativos.
Segundo o Vaticano, trata-se da “primeira nomeação de um chefe de Dicastério feita por Leão XIV, que confia ao atual prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos a gestão deste órgão curial, função que ocupa desde janeiro de 2023 até maio de 2025”.
“A nomeação de dom Iannone representa o primeiro cargo de liderança de um Dicastério escolhido pelo pontífice agostiniano. Antes desta sexta-feira, a única nomeação para um cargo de chefia em um órgão da Cúria Romana tinha sido feita em 22 de maio, quando a irmã Tiziana Merletti, do Instituto das Irmãs Franciscanas dos Pobres, foi escolhida”, destacou o Vaticano.
Com 68 anos, o arcebispo possui vasta experiência em tribunais e instituições acadêmicas pontifícias, além de serviços em arquidioceses. Ele já atuou em diversos cargos em Roma, incluindo como membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.