27.5 C
Brasília
domingo, 07/09/2025

Papa Leão XIV declara santo Carlo Acutis, 1º jovem milenar canonizado

Brasília
céu limpo
27.5 ° C
29.2 °
27.5 °
25 %
5.1kmh
0 %
dom
28 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
34 °
qui
33 °

Em Brasília

O Papa Leão XIV proclamou como santo Carlo Acutis, o primeiro jovem da geração millennial a ser canonizado, em uma cerimônia realizada no Vaticano neste domingo (7/9). Este foi o primeiro rito de santificação conduzido pelo novo líder da Igreja Católica, que assumiu após Francisco em maio.

Carlo Acutis nasceu em Londres, Reino Unido, no dia 3 de maio de 1991, filho de italianos. Ele faleceu aos 15 anos devido a uma leucemia agressiva.

O corpo de Carlo Acutis está preservado e exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore, localizada em Assis, na Itália.

Durante a canonização, Leão XIV dirigiu-se aos cerca de 80 mil fiéis na Praça São Pedro, afirmando que todos são chamados a viver a santidade.

Na mesma cerimônia, também foi declarado santo Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por seu trabalho em favor dos necessitados e que faleceu de poliomielite na década de 1920.

Leão XIV destacou a paixão de ambos os santos por Jesus e o compromisso deles com a fé. Ele lembrou que Pier Giorgio Frassati exemplificava a fé ativa na sociedade, participando de associações religiosas e dedicando-se à política e ao auxílio aos pobres.

Por sua vez, o papa mencionou que Carlo Acutis encontrou Jesus inicialmente na família, graças aos seus pais Andrea e Antonia – que estavam presentes junto com os irmãos Francesca e Michele –, depois na escola e especialmente nos sacramentos celebrados na comunidade paroquial.

Milagres atribuídos a Carlo Acutis

O primeiro milagre reconhecido pela igreja ocorreu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, onde Matheus Vianna, uma criança diagnosticada com um problema congênito no pâncreas que dificultava sua alimentação correta, foi curado ao entrar em contato com uma peça de roupa que continha sangue de Carlo Acutis.

O segundo milagre registrado aconteceu na Costa Rica, quando uma jovem chamada Valeria teve uma recuperação surpreendente após sofrer um acidente de bicicleta em 2022. Ela estava hospitalizada em estado grave e com poucas chances de sobrevivência, mas melhorou alguns dias depois que sua mãe rezou na tumba de Carlo Acutis em Assis, na Itália.

Veja Também