Papa Leão XIV expressou críticas sobre a grande diferença salarial existente entre os executivos de grandes empresas e os trabalhadores em geral. Durante sua primeira entrevista oficial após ser escolhido como pontífice, divulgada no domingo (14/9), o pontífice mencionou a fortuna do bilionário Elon Musk, proprietário da Tesla e uma das pessoas mais ricas do mundo.
Na entrevista, Leão XIV mostrou surpresa ao saber que o empresário Elon Musk pode se tornar o primeiro trilionário do planeta, contando todos os seus bens, desde veículos elétricos até foguetes espaciais. Além da Tesla, Musk é dono das empresas SpaceX, X, Neuralink, entre outras.
“Ontem, li que Elon Musk está perto de se tornar o primeiro trilionário. O que isso realmente significa? Se isso é o que tem valor nos dias atuais, estamos em uma situação preocupante”, afirmou o papa em entrevista para a jornalista Elise Ann Allen, que será publicada em um livro biográfico.
Trechos da conversa foram divulgados pelos jornais Crux (Estados Unidos) e El Comercio (Peru). O livro, intitulado “Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI” (tradução livre), será lançado em 18 de setembro.
Disparidade salarial nas grandes empresas
Durante a entrevista, Leão XIV também chamou atenção para a discrepância entre os salários dos presidentes de empresas e os funcionários comuns. Ele afirmou que, na década de 1960, a remuneração dos presidentes era de 4 a 6 vezes maior que a dos empregados. Atualmente, essa diferença chega a ser 6.600 vezes maior.
“O valor da vida humana, da família e da sociedade. Se perdemos o significado desses valores, o que realmente importa?” questionou o papa, respondendo ele mesmo: “O fosso crescente entre a renda dos trabalhadores e dos ricos”.
Posição sobre a guerra na Ucrânia
Ao ser questionado sobre o papel do Vaticano na mediação do conflito entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, o papa reforçou que a Igreja manterá uma postura neutra.
“Desde o começo da guerra, a Santa Sé vem fazendo esforços para ter uma posição realmente neutra. Algumas declarações minhas foram interpretadas de várias formas, mas o realismo não é o mais importante neste momento”, ressaltou.
Copa do Mundo de 2026 e preferências do papa
A Copa do Mundo de 2026 terá como sedes os Estados Unidos, México e Canadá, com a maior parte dos jogos ocorrendo nos Estados Unidos, país natal do Papa Leão XIV. Questionado sobre qual seleção apoiará, o pontífice disse que estará entre o Peru e a Itália.
Leão XIV nasceu em Chicago, no estado americano de Illinois, e obteve a cidadania peruana em 2015 devido ao trabalho que realizou naquele país da América Latina.
“Minha preferência emocional é pelo Peru, mas também sou um grande fã da Itália. As pessoas sabem que sou torcedor do White Sox, mas, assim como meu pai, torço por todas as equipes”, comentou o papa.
O torneio mundial terá um formato diferente, com jogos divididos entre estadios localizados no México, nos Estados Unidos e no Canadá, sendo a maior parte das partidas disputadas em solo norte-americano.