A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (18/2), a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”. Em carta dirigida aos fiéis brasileiros, o Papa Leão XIV destacou a importância de refletir sobre a difícil realidade vivida por pessoas sem acesso a moradia digna.
A carta foi escrita pelo pontífice em 11 de fevereiro e divulgada pelo Vaticano na data do lançamento da campanha. No texto, ele ressalta que a comunidade de fé deve orientar sua ação pastoral e caritativa para os mais necessitados.
“Desejo que a reflexão acerca da dura situação da falta de moradia adequada, que afeta tantos irmãos nossos, promova não apenas ações emergenciais, mas crie em todos consciência de que o compartilhamento dos dons recebidos deve ser contínuo e constante”, escreveu o Papa Leão.
O pontífice espera que a iniciativa motive autoridades governamentais a adotarem políticas públicas que proporcionem melhorias concretas nas condições de habitação para a população carente.
Encerrando, ele confia a proteção de Nossa Senhora, padroeira do Brasil, e concede a bênção apostólica aos brasileiros, especialmente àqueles dedicados a promover moradia digna para todos.

