18.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Palhaços trazem alegria e cuidado para UBS 1 da Estrutural

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
52 %
0kmh
0 %
qui
31 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
27 °

Em Brasília

Enquanto esperava atendimento na UBS 1 da Estrutural nesta quarta-feira (10), Alexsandro dos Santos, 32 anos, teve uma surpresa diferente. Os palhaços Dikeka, Sansão e Severina chegaram com brincadeiras e bom humor, fazendo todos na unidade sorrirem e deixando a espera mais agradável. Morador da região, Alexsandro gostou da ação: “Gostei muito. Eu não esperava, já tinha visto apresentação de palhaço, mas não em uma UBS”.

Essa iniciativa faz parte do projeto RiSUS, que junta arte, cultura e saúde para promover o cuidado com mais humanidade usando a palhaçaria. Com a parceria da UBS 1 da Estrutural, o objetivo é levar essa arte, comum em hospitais, para a Atenção Primária, que é a entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ideia surgiu diante do aumento dos casos de problemas de saúde mental. A psicóloga Shyrlene Brandão explica: “Estávamos preocupados com a quantidade de casos, que acabam isolando idosos e jovens. Então, criamos essa ação, pois acreditamos na arte como forma de cuidar da saúde mental”.

A palhaça Dikeka é a psicóloga Rebeca Torquato, que destaca a importância da conexão que a palhaçaria cria: “O palhaço consegue gerar uma ligação especial, um jogo entre as pessoas, o que é fundamental para o cuidado”.

Marcelo Nenevê, o palhaço Sansão, contou que a intenção é fortalecer o cuidado desde a Atenção Básica: “Queríamos levar a palhaçaria para outros lugares, mais perto das pessoas que usam o SUS. Por isso escolhemos a UBS”.

“O palhaço entra em um espaço onde nenhum remédio chega, nós vamos na alma”, disse Marcelo Nenevê.

Para ele, a ação é mais do que cuidar do corpo. “É um cuidado completo. O palhaço vai onde remédio não alcança, tocando o coração e lembrando que as pessoas não são apenas doentes, são seres humanos”, destacou.

O grupo já planeja novas apresentações, todas voluntárias. Entre elas, estão shows durante práticas integrativas de saúde, como a terapia comunitária, e nas atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

Com informações de Agência Brasília

Veja Também