A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) está promovendo uma série de palestras gratuitas chamada “Desafio não é brincadeira”, que visita escolas, igrejas e locais comunitários para informar sobre a segurança nas redes sociais. O projeto também oferece cartilhas digitais com dicas práticas para usar a internet de forma mais segura.
As palestras são direcionadas a jovens, pais, educadores, responsáveis e líderes comunitários, abordando temas como bullying online, crimes virtuais, automutilação, assédio, golpes digitais e desafios perigosos na internet.
Segundo a governadora em exercício, Celina Leão, o uso excessivo e sem supervisão das redes sociais pode causar sérios impactos no desenvolvimento psicológico das crianças. Ela destaca a importância de proteger os jovens e continuar ações de prevenção contra crimes digitais e desafios perigosos nas redes sociais.
Entre abril e outubro, o projeto alcançou quase 10 mil pessoas em diferentes regiões, com palestras ministradas por servidores da SMDF junto a representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, conselheiros tutelares e psicólogos, que esclarecem dúvidas com informações técnicas e acessíveis.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o projeto é um movimento importante de educação, proteção e cidadania digital, fundamental para alertar as famílias sobre os cuidados necessários com seus filhos. Ela enfatiza que o futuro dos jovens depende de informação, responsabilidade e afeto.
A iniciativa, realizada pela Subsecretaria de Transformação Tecnológica e Inovação Feminina (Subtinf), reafirma o compromisso do governo do Distrito Federal em construir um ambiente digital mais seguro e saudável. A subsecretária Sandra Faraj destaca que ensinar o uso responsável da tecnologia é essencial para garantir a liberdade, proteção e oportunidades para crianças e adolescentes.
Uma aluna do Centro de Ensino Médio 9 da Ceilândia, Ana Laura, compartilhou que a palestra ajudou a esclarecer dúvidas sobre o uso da tecnologia e os cuidados necessários no dia a dia.
Solicitação de palestras
Instituições que desejam receber o projeto podem entrar em contato com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal.