O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, fará um discurso nesta quinta-feira (25/9) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde representantes dos 193 países membros se reúnem no plenário em Nova York.
A fala do líder palestino é um gesto de desafio ao governo do presidente Donald Trump, pois ele participará por videoconferência, já que seu visto para entrar nos Estados Unidos foi recusado pelas autoridades americanas.
Na recente Assembleia Geral, houve uma série de reconhecimentos do Estado Palestino por vários países, incluindo o Reino Unido e a França, que são aliados dos Estados Unidos. Donald Trump criticou esses reconhecimentos em seu discurso na terça-feira (25/9).
Como resposta à recusa do visto, os países membros da ONU votaram recentemente aprovando que Mahmoud Abbas pudesse participar virtualmente da sessão — o uso de videoconferência para discursos precisa sempre de aprovação prévia via votação.
De maneira similar, em 2022, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, impossibilitado de deixar a Ucrânia devido ao conflito, também utilizou o vídeo para se dirigir à Assembleia Geral.
