28.5 C
Brasília
domingo, 31/08/2025

Países querem que COP30 saia de Belém por causa dos preços dos hotéis

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.5 °
27 °
25 %
2.6kmh
0 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
28 °

Em Brasília

O presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, declarou, nesta quinta-feira (31/7), que pelo menos 25 países enviaram uma carta solicitando que a conferência não ocorra em Belém, no Pará, devido ao aumento significativo no valor das diárias dos hotéis.

A conferência está agendada para acontecer entre 10 e 21 de novembro no Pará. De acordo com Lago, os membros manifestaram publicamente que o custo elevado das hospedagens é um motivo de preocupação.

Ele afirmou que os hotéis em Belém chegam a cobrar diárias até dez vezes mais caras do que o comum.

Lago comentou que o governo brasileiro está tentando negociar com os hotéis para reduzir os preços, mas a legislação vigente não permite a imposição de limites. “Os esforços continuam, mas talvez os hotéis ainda não perceberam o problema que estão causando”, disse o presidente da COP30.

Em evento promovido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros (AIE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ele mencionou que “representantes de diversas regiões pediram para transferir a COP de Belém”.

Também apontou que “há um sentimento de insatisfação, especialmente entre os países em desenvolvimento, devido à alta dos preços cobrados”.

No início do mês anterior, o Palácio do Planalto realizou uma reunião para discutir as dificuldades relacionadas à hospedagem, incluindo os preços elevados, conforme apuração feita através da coluna do Igor Gadelha.

A Secretaria Extraordinária da COP30 foi contatada para comentar o assunto, mas ainda não se manifestou.

Busca por soluções para a COP30

Nesta semana, o governo brasileiro se comprometeu a atender as preocupações dos países e prometeu apresentar uma resposta até 11 de agosto, conforme informou Richard Muyungi, chefe do Grupo de Negociadores Africanos.

Ele ressaltou que “o Brasil tem diversas alternativas para garantir uma COP melhor e eficaz. Por isso, estamos insistindo para que o país ofereça soluções concretas, e não somente peça para reduzir o tamanho das delegações”.

A possibilidade de um pedido formal para retirar o evento de Belém já havia sido mencionada durante a reunião preparatória para a COP30, realizada em Bonn, Alemanha, em junho deste ano.

Informações obtidas da Deutsche Welle, parceiro do Metrópoles.

Veja Também