29.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/09/2025




Países do Brics, Brasil e Rússia firmam acordos bilaterais

Brasília
céu limpo
29.5 ° C
31.5 °
29.5 °
23 %
2.1kmh
0 %
seg
32 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °

Em Brasília

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro ocorreu na última sexta-feira (26/9) e foi marcado pela assinatura do Plano de Consultas Políticas Bilaterais para o período de 2026 a 2029, além da discussão sobre temas relacionados ao conflito na Ucrânia.

A Rússia está entre os 13 maiores parceiros comerciais do Brasil. Esse acordo fortalece a cooperação entre os países, abrangendo política, economia, comércio, ciência, tecnologia e cultura. Conforme informado pelo Itamaraty, as transações comerciais são concentradas no agronegócio, com o Brasil exportando soja, carnes, amendoim, café e açúcar para a Rússia, que por sua vez fornece fertilizantes.

Os diplomatas também trataram do fortalecimento da colaboração no âmbito do grupo Brics, assim como da pauta internacional discutida entre os ministros. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também divulgou um comunicado oficial sobre a reunião, ressaltando a parceria estratégica e o cronograma de contatos bilaterais em diferentes níveis.

Na discussão sobre o cenário mundial, os ministros enfocaram a intensificação da cooperação em fóruns multilaterais, destacando a ONU, o Brics — presidido pelo Brasil neste ano — e o G20. Quanto ao conflito entre Rússia e Ucrânia, o Brasil mantém uma postura neutra, buscando ouvir ambas as partes. Recentemente, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, após um período de tensão causado por críticas às declarações vistas como favoráveis a Vladimir Putin, presidente da Rússia.




Veja Também