22.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/08/2025

Padilha chama Trump de inimigo da saúde e valoriza Mais Médicos

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
17.3 °
38 %
1.5kmh
0 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
24 °

Em Brasília

JOSÉ MATHEUS SANTOS E CATARINA SCORTECCI
GOIANA, PE E CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na quinta-feira (14) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um “inimigo da saúde” e destacou que o programa Mais Médicos e o sistema Pix são bens importantes para o povo brasileiro.

Segundo Padilha, nenhum tipo de ataque fará com que o Brasil abandone o Pix ou o Mais Médicos, durante evento em Goiana (PE), onde acompanhava o presidente Lula na inauguração de uma fábrica de medicamentos derivados do plasma humano.

Ele ressaltou que esses ataques, seja dentro do Brasil ou vindos de fora, têm interesses contrários, mencionando que Trump perseguiu cientistas que desenvolvem vacinas, cancelou contratos e agora ataca o Mais Médicos, programa reconhecido internacionalmente.

Em seu discurso, Padilha voltou a criticar o governo dos EUA e afirmou que Trump se considera o chefe do mundo.

O governo federal informou que a nova fábrica em Pernambuco produzirá medicamentos caros a partir do plasma humano, como Albumina, Imunoglobulina e fatores para tratamento de queimados, pacientes em UTIs, hemofilias, doenças raras e cirurgias complexas, com investimento de R$ 1,9 bilhão.

Além da inauguração em Goiana, o presidente Lula terá outras atividades em Pernambuco, incluindo visita a hospital no Recife para anúncios e entrega de títulos de regularização fundiária na zona sul do Recife.

A Hemobrás, estatal do Ministério da Saúde criada em 2004 para diminuir a dependência do Brasil em produtos derivados do sangue do exterior, recebe plasma excedente de 72 hemocentros públicos no país para processamento local.

Com a fábrica inaugurada, o Brasil conseguirá produzir até 500 mil litros de plasma fracionado por ano em quatro anos, além de seis tipos de medicamentos diferentes.

Veja Também