Ouro caiu nesta terça-feira (11) após dias de alta, com investidores realizando lucros, embora o preço tenha permanecido acima de US$ 4.100.
Esse movimento acontece enquanto os mercados aguardam a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, que podem aumentar a expectativa de redução de juros pelo Federal Reserve no próximo mês.
Na bolsa Comex, o contrato de ouro para dezembro fechou em baixa de 0,18%, cotado a US$ 4.116,30 por onça-troy.
O ouro começou o dia em alta, chegando ao maior valor em quase três semanas, impulsionado por dados fracos de emprego no setor privado dos EUA, que sugerem a possibilidade de corte nas taxas de juros.
De acordo com o monitoramento do CME Group, há 67,4% de chance de redução da taxa básica no próximo mês.
Porém, na parte da tarde, o ouro perdeu parte dos ganhos iniciais, reflexo do melhor sentimento de risco em Wall Street, exceto no setor de tecnologia.
Peter Grant, vice-presidente e estrategista sênior de metais na Zaner Metals, comentou que “houve uma resistência forte no meio do caminho da recuperação, causando realização de lucros após os ganhos recentes, além de vendas especulativas”.
O Senado dos Estados Unidos aprovou na segunda-feira (10) um projeto orçamentário que pode encerrar a maior paralisação governamental da história americana, que atrasou a divulgação de dados oficiais. O projeto agora será analisado pela Câmara dos Representantes.
Ouro é tradicionalmente visto como um porto seguro, especialmente em ambientes com juros baixos, pois não oferece rendimento direto.
Jim Wyckoff, analista sênior da Kitco Metals, afirmou que “investidores esperam que os dados econômicos mostrem fraqueza, o que poderá levar o Fed a cortar as taxas em dezembro”.

