O preço do ouro caiu nesta quinta-feira, 2, depois de subir por cinco dias consecutivos. Os comentários mais cautelosos da presidente do Federal Reserve (Fed) de Dallas, Lorie Logan, influenciaram a queda do metal precioso. Além disso, os investidores estão atentos ao segundo dia de paralisação do governo dos Estados Unidos.
Na bolsa de metais de Nova York (Comex), o ouro para dezembro fechou em queda de 0,75%, a US$ 3.868,10 por onça-troy, embora tenha alcançado uma máxima histórica intradiária de US$ 3.923,30 durante o dia.
O ouro começou o dia em alta, acompanhando a preocupação com os possíveis impactos da paralisação do governo americano. Porém, durante o pregão, o preço virou para queda, enquanto o dólar ficou mais forte no mercado internacional, após Lorie Logan defender uma postura mais cuidadosa do Fed em relação a futuros cortes na taxa de juros.
Apesar da queda recente, o ouro ainda apresenta uma tendência de alta, segundo relatório da RHB. Segundo a análise da AssetMark, uma paralisação do governo prolongada pode deixar os investidores e o Fed sem informações importantes, aumentando a busca por ativos seguros como o ouro.
Fontes da mídia internacional indicam que legisladores dos EUA acreditam que a paralisação pode durar ao menos uma semana. A senadora democrata Elizabeth Warren, em entrevista à CNN, solicitou que o governo do presidente Donald Trump libere os dados já coletados do principal relatório de empregos dos EUA, conhecido como payroll, para ajudar a esclarecer a situação para os dirigentes do Fed.
Estadão Conteúdo