19.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

OTAN implanta 15 mil soldados para exercícios militares perto das fronteiras da Rússia

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
89 %
1.5kmh
40 %
dom
21 °
seg
21 °
ter
21 °
qua
23 °
qui
18 °

Em Brasília

As manobras militares da OTAN contarão com 15 mil soldados da aliança e aliados, e serão realizados perto das fronteiras da Rússia.

© AP Photo / Liis Treimann
Na segunda-feira (16), a OTAN e seus aliados iniciaram os exercícios Hedgehog 2022 na Estônia, que devem durar até o dia 3 de junho.
As manobras junto da fronteira russa contarão com tropas da OTAN, da Finlândia, Suécia, Geórgia e Ucrânia, segundo o portal finlandês YLE.
De acordo com o comandante adjunto das Forças de Defesa da Estônia, Veiko-Vello Palm, os exercícios “testarão a prontidão de combate das Forças de Defesa da Estônia e a capacidade de responder a diferentes cenários de ameaças em um quadro internacional”.
Por sua vez, a porta-voz da OTAN, Oana Lungescu, afirmou que se trata de exercícios regulares, planejados “muito antes” da operação russa na Ucrânia, e que ajudarão a eliminar qualquer margem de erros de cálculo ou mal-entendidos sobre a determinação da aliança em defender os territórios aliados.

Veja Também