O órgão nacional de saúde pública da Escócia está “instando veementemente” as pessoas a cancelar as festas de Natal após uma série de surtos de Omicron ligados a encontros festivos.
O Dr. Nick Phin, diretor de ciências de saúde pública e diretor médico da Public Health Scotland (PHS), disse: “Ainda precisamos aprender muito sobre o Omicron, mas as primeiras evidências sugerem que essa nova variante de Covid é muito mais transmissível. O impacto desta transmissibilidade foi visto nas últimas semanas, com vários surtos de Omicron ligados a terceiros.
“Ainda precisamos aprender mais sobre a gravidade da doença causada pelo Omicron e a eficácia das vacinas, mas existem coisas importantes que podemos fazer para ajudar a proteger a nós mesmos e nossas famílias agora. Para ajudar a minimizar a disseminação da Covid-19, e da Omicron em particular, eu recomendaria fortemente que as pessoas adiassem suas festas de Natal para outro momento. ”
A Escócia registrou 3.196 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas e um caso da nova variante, totalizando 109.
Quase metade de todos os casos confirmados de Omicron na Escócia ocorreu na faixa etária de 20 a 39 anos, de acordo com os números do PHS divulgados na quarta-feira. As autoridades disseram não estar cientes de nenhuma hospitalização relacionada à nova variante.
O relatório semanal da agência disse: “O perfil de idade um pouco mais jovem dos casos confirmados de Omicron reflete a detecção precoce de um grande número de casos em eventos que normalmente atraem pessoas nessas faixas etárias.” Um dos grupos no cinturão central surgiu em torno de um concerto de Steps realizado no Glasgow Hydro.
Em seu briefing regular da Covid na terça-feira, Nicola Sturgeon sublinhou a taxa de aumento da variante Omicron, dizendo ao público escocês: “É hora de todos nós voltarmos ao básico.”
Sublinhando a importância desta velocidade de aumento, o primeiro ministro disse: “O simples peso do número de pessoas que podem ser infectadas como resultado do aumento da transmissibilidade e alguma evasão imunológica irá criar esta pressão mesmo se a doença que a nova variante causa nos indivíduos não é mais grave do que Delta. ”
Sturgeon pediu aos empregadores que garantam que todos os funcionários que pudessem trabalhar em casa o fizessem até pelo menos meados de janeiro, e disse que as pessoas deveriam fazer um teste de fluxo lateral “em todas as ocasiões” que pretendem se misturar com outros durante a época festiva, se no trabalho, socializando ou indo às compras